segunda-feira, março 03, 2008

Alcoutim

Alcoutim vista de San Lucar (link da origem da foto)

Lugar antigo, provavelmente estabelecido na Antiguidade Clássica por navegadores gregos, cartagineses ou romanos em busca do minério extraído das jazidas do sudoeste peninsular que fornecia as civilizações mediterrânicas. A menos de 30km do mar, as embarcações de maior calado podiam zarpar carregadas a partir de Alcoutim sem ter de esperar pela maré cheia.

O Odiana em Alcoutim; 2008.

Atualmente os barcos já não transportam minério, como nos tempos de romanos, visigodos ou árabes. Hoje são as embarcações de turismo que cursam o Odiana entre a foz e o Pomarão.


Alcoutim, Rua D.Nuno Alvares Pereira; 2008.


Alcoutim foi conquistada aos mouros em 1240 por D.Sancho II. As muralhas foram destruídas e provavelmente os seus habitantes foram expulsos. D.Diniz mandou repovoar a localidade em 1304 e reedificou o castelo. Este acontecimento inseriu-se num dos principais e mais bem conseguidos propósitos políticos do rei: erguer ou restaurar fortificações na raia e fixar a fronteira com Castela.que culminou com o tratado de Alcanizes, em 1297, um marco na história de Portugal.

A meio do rio, entre Alcoutim e San Lucar, em 1371 foi assinada a paz entre Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Hoje teria sido uma cerimónia de grande efeito cinematográfico.

Alcoutim no Livro das Fortalezas, desenho de Duarte das Armas, ca.1509.


No século 19 a vida na pacata vila foi abalada pelos confrontos da guerra civil. Após a paz de Évora Monte, muitas forças miguelistas não aceitaram a capitulação e passaram a combater em guerrilhas. Conta-se que o Remexido, famoso chefe guerrilheiro algarvio, chegou a tomá-la, e que os seus homens incendiaram as casas dos apoiantes do novo regime liberal.

Em frente a Alcoutim fica San Lucar, única vizinha e quase sempre amiga. Sendo localidades na linha de fronteira, foram ambas alvo de ataques militares do lado oposto nas disputas entre Portugal e Castela, primeiro, e Espanha, depois. Os mais graves ocorreram na Guerra da Restauração. As fortificações de San Lucar foram reforçadas em 1642 para fazer face à guerra com Portugal mas ainda assim a localidade foi tomada em 1666 e esteve ocupada pelas tropas portuguesas.

San Lucar vista de Alcoutim; 2008.

No mais, de tão isoladas, Alcoutim e San Lucar são sobretudo vilas gémeas unidas pelo rio e separadas pelas ligações administrativas das gentes.


Hoje Alcoutim continua a perder habitantes apesar da atividade de construção (que infelizmente tem afetado a estética da vila) e dos esforços para atrair investimento turístico e criar emprego.

Portas de Alcoutim: as antigas, do Castelo, e as novas, da internet; 2008.