terça-feira, outubro 29, 2013

Albrecht Dürer

Foi inaugurada no domingo passado, em Frankfurt, uma exposição que reúne cerca de 280 obras de Albrecht Dürer. 

Albrecht Dürer (1471-1528) foi um excepcional gravurista, pintor e matemático alemão (na acepção cultural do termo, porque a Alemanha, como Estado, só viria a existir alguns seculos depois). A arte da gravura, em cobre e madeira, alcançou com Dürer um expoente até então desconhecido e depois dele poucas vezes igualado.

Albrecht Dürer foi contemporâneo de Leonardo da Vinci, e de algum modo pode dizer-se que Albrecht foi o Leonardo do norte da Europa. Na comparação entre os dois, as obras de Dürer são mais virtuosas e detalhadas, no entanto, da Vinci foi um visionário e um excêntrico, e Dürer não, e talvez por isso tenha sido menos divulgado e seja hoje menos conhecido. Em comum, um e outro foram importantes pintores, e produziram estudos sobre a perfeição das proporções humanas e a sua expressão aritmética e geométrica.


Abaixo estão duas reproduções de obras de Dürer: uma gravura e uma pintura. 

A gravura, talhada em chapa de cobre que depois era usada como carimbo para imprimir em papel, foi intitulada "O Cavaleiro, a Morte e o Diabo”. Nela está representado um cavaleiro, com lança e armadura, montando um cavalo possante, que passa ao lado do diabo e de um demónio sem os olhar nem temer. O demónio, montado num cavalo doentiço, mostra ao cavaleiro uma ampulheta, símbolo do tempo que se esgota; é interessante que esta seja a única ameaça fatal para a vida do cavaleiro representada na gravura.




A pintura é o “São Jerónimo”, uma encomenda de um comerciante português da Flandres (e não uma oferta de Dürer ao cônsul de Portugal como por vezes se lê na internet). A obra é atualmente propriedade do Museu Nacional de Arte Antiga, onde está habitualmente exposta, faz parte da exposição de Frankfurt, para onde foi temporariamente levada, tal como outras cedidas por diversos museus e proprietários privados.




Dürer produziu também uma xilogravura sobre São Jerónimo, e a designação comum destas duas obras gera por vezes referência trocadas.


A Wikipédia, em Português e Inglês, é uma boa fonte de informação sobre Albrecht Dürer.
O sítio www.albrecht-Durer.org é um catálogo em linha com a reprodução de todas as obras deste artista do Renascimento.

Nenhum comentário: