domingo, abril 20, 2014

Páscoa Feliz, com palavras e música

A Reforma Protestante – designação que ficou conhecido o movimento antipapal do sec.16 no centro e norte da Europa - entre outros aspetos, recusava a adoração de imagens representativas de Deus, Jesus, Maria ou dos Santos.

Desde cedo se colocou a questão: o que iria tomar o lugar das imagens religiosas na captação da adoração dos fieis, por exemplo, nos novos templos cristãos não católicos? A resposta foi: a palavra e a música.

E assim surgiu uma nova forma mais restrita de enaltecer a fé, agora feita essencialmente de cânticos melodiosos e felizes, acompanhadas por palavras na língua do povo. Estes cânticos substituíam as melodias católicas, por vezes afligidas, cantadas em latim, língua impercetível para a generalidade dos assistentes.
As novas correntes de cristianismo declaravam que Deus queria homens felizes também na Terra, e não apenas no Céu, em contraponto ao “vale de lágrimas” que demasiadas vezes a Igreja Católica do tempo dizia que a Terra não podia deixar de ser.

Neste Domingo de Páscoa, deixo um belo cântico mórmon, This is the Christ. Se bem que o movimento mórmon tenha pouco a ver com o evangelismo protestante, partilha com ele o propósito de usar a palavra e a música que a veste para elevar a alma humana.

Páscoa Feliz.


Nenhum comentário: