sexta-feira, novembro 11, 2016

A Capa de São Martinho e uma Sinfonia

“Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, […] diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.
Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste”.

Este é o episódio mais popular da vida Martinho (316-397), que veio a ser bispo de Tours e depois canonizado pela Igreja Católica, que lhe dedica anualmente o dia 11 de novembro. O texto citado e os marcos principais da vida de São Martinho podem ser lidos aqui. Este relato entronca numa das virtudes teologais da Igreja Católica, a caridade, palavra quase sempre restrita ao catolicismo, de tal modo que por vezes parece ficar difuso que significa amor ao próximo, benevolência, compaixão.

Ora, existe um relato bíblico com sentido oposto ao da caridade; usando, como tantas vezes, uma parábola para se fazer entender pelo povo, Jesus relata o destino do homem rico e soberbo que recusou ajuda a Lázaro, o mendigo que lhe pedia compaixão (Lucas, 16:19-31).

A parábola do Homem Rico e Lázaro entrou na tradição popular musical inglesa sob a designação 'Dives and Lazarus'. Foi recolhida por Sylvester Garland e incluída numa coletânea de 'carols' (cânticos natalícios) publicada em 1861 em Londres (fonte).

Existem duas versões da letra popular de 'Dives and Lazarus' (ver). Quanto aa melodia, no Youtube está disponível uma versão ‘a capela’ fiel ao original (ver).

A melodia popular de 'Dives and Lazarus' foi adaptada e usada pelo britânico Vaughan Williams para compor uma peça sinfónica linda. E essa sinfonia que fica aqui, em dia de São Martinho.


Nenhum comentário: