sexta-feira, setembro 14, 2012

O Canon de Pachelbel; da pedra ao cubo

(Este post é dedicado à menina mais linda do mundo que hoje começa o 10.ano e com ele cerca de 7 a 10 anos da maior importância para os outros todos que hão de vir, que se querem muito e bons.)


O Canon de Pachelbel tem duas partes; a inícial, em que apetece deixar de ouvir, e a que se lhe segue, quando a música se transforma num prazer.

O Canon é como o estudo. Primeiro é difícil, árido, parece que não se chega a lado nenhum. Finalmente o assunto fica percebido, e depois disso, querendo ir mais longe, pode até ser possível dominá-lo, valorizando-o com com acréscimos não requeridos à partida e que mostram que se ultrapassou a mera compreensão. Nada disto se faz sem insistência e sem trabalho.

E por falar em trabalho, este Canon também é como um projeto de trabalho. Primeiro é difícil, não se sabe bem o que se vai obter. Depois, toma forma, percebe-se que está encontrado o caminho para o “bom” e passa a ser possível dar-lhe detalhes de “beleza”. Nesse sentido, o Canon é a busca do “bom e do belo” de que falaram os filósofos gregos.

O Canon é a exemplificação da passagem da pedra bruta ao cubo de faces polidas pelo homem.

Em baixo, o Canon de Pachelbel interpretado pela orquestra de Academia de St.Martin in the Fields com instrumentos mais evoluídos que os da época em que a obra foi escrita; soa melhor assim, e Pachelbel, que com certeza tinha o "sentido da melhoria", haveria de ter gostado.


Nenhum comentário: