quinta-feira, outubro 18, 2007

Castro Marim Vista de Aiamonte


Na imagem, Castro Marim vista a partir de Aiamonte. Ao centro, o castelo medieval construído no reinado de D.Diniz. Castro Marim passou a estar na linha de fronteira em 1297 aquando do tratado de Alcanizes em que as trocas de território entre Portugal e Castela incluíram a cedência de Aiamonte, do outro lado do Odiana. O castelo foi então melhorado com a construção de uma barbacã (segunda muralha mais baixa e exterior à muralha principal)

À esquerda, o Forte de São Sebastião, cuja construção foi iniciada em 1641 no âmbito da edificação de estruturas militares abaluartadas durante a Guerra da Restauração. Apesar de o novo Forte ter passado a ser a principal estrutura defensiva, o castelo não foi desativado e a via que ligava as duas edificações foi protegida com a construção de uma muralha.

Menos conhecido, mas também integrado no sistema seiscentista de defesa de Castro Marim, na imagem é também possível observar (apesar da qualidade da foto) o Revelim de Santo António, entre o Forte de São Sebastião e o rio.

Nenhum comentário: